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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

FACILITANDO SUA VIDA ->EXERCÍCIOS DE ADVÉRBIOS -

PROFESSORA ALESSANDRA
Exercícios – Classes de palavras
ADVÉRBIOS

1. “Duma feita os canhamboras perceberam que não tinham mais escravos...”
A locução sublinhada denota nesse contexto:

a) tempo
b) oposição
c) conclusão
d) comparação
e) conseqüência

2. No texto “Os últimos anos mostraram a revalorização da música nos chamados pagodes, ou reuniões de sambistas em fundo de quintal nos subúrbios do Rio”, o conectivo assinalado pode ser substituído pela seguinte expressão entre vírgulas:

a) em resumo
b) por conseguinte
c) a propósito
d) isto é
e) assim sendo

3. A expressão assinalada tem valor adverbial em:

a) “A história do casamento de Maria Benedita é curta”.
b) “Se não fosse a epidemia das Alagoas talvez não chegasse a haver casamento”.
c) “...não contendo o respeito que aquele bêbado tinha ao princípio da propriedade”.
d) “...não é preciso estar embriagado para acender um charuto nas misérias alheiras”.
e) “Sem pedir licença à dona das ruínas”.

4. Assinale a opção em que a expressão sublinhada não tem o mesmo valor gramatical identificado em:
“Nunca mais andarei de bicicleta”.

a) Ela percorreu a estrada a pé.
b) Encontrei meu inimigo cara a cara.
c) Nosso tio vagava pelas ruas com fome.
d) Enfrentamos sempre o perigo de frente.
e) João terminou a pesquisa às pressas.

5. Assinale a frase em que as palavras destacadas correspondem, pela ordem, a substantivo, adjetivo, advérbio.

a) FELIZ a NAÇÃO que emprega BASTANTES recursos na educação.
b) As ESCOLAS organizadas fazem um EXTRAORDINÁRIO BEM à educação.
c) O GOVERNO que acultura SEU povo passa à HISTÓRIA.
d) Educação e CULTURA fazem FORTE um país BEM promissor.
e) A PREPARAÇÃO da JUVENTUDE forja o AMANHÃ de um país.

6. Os advérbios terminados em –mente são formados pela junção desse sufixo à forma feminina de adjetivo. Os dois exemplos abaixo em que não é possível indicar formalmente o gênero do adjetivo são:

a) simplesmente / aproximadamente
b) aproximadamente / diariamente
c) diariamente / normalmente
d) normalmente / simplesmente
e) simplesmente / diariamente

7. Nos quatro segmentos a seguir, há advérbios terminados pelo sufixo – mente.

1) “...extirpou definitivamente o sebastianismo da vida nacional”
2) “Finalmente, a superexposição das mazelas...”
3) “...que ajudou simbolicamente a desfraldar...”
4) “... que os recursos públicos se destinem majoritariamente...”

Assinale o item em que o comentário sobre seu emprego ou formação não esteja correto:

a) Todos os advérbios apresentados foram formados a partir do adjetivo.
b) Os advérbios se distribuem em advérbios de tempo e de modo.
c) Todos os advérbios são formados a partir da forma feminina dos adjetivos primitivos.
d) Nem todos os adjetivos primitivos mostram distinção formal de gênero de substantivo.
e) Todos os advérbios se referem aos verbos das orações em que estão inseridos.

8. “Devagar se vai ao longe, mas quando se chega lá não se encontra mais ninguém”. (Millôr Fernandes)
Indique a circunstância apontada corretamente.

a) Devagar – circunstância de modo
b) Lá – circunstância de finalidade
c) Mais – circunstância de intensidade
d) Longe – circunstância de tempo
e) Quando – circunstância de lugar

9. Na palavra “ansiosamente”, o adjetivo que serve de base para a formação do advérbio está no gênero feminino. A que se deve esse fato?

a) Porque todos os advérbios são formados com a forma feminina dos adjetivos.
b) Porque, historicamente, corresponde a uma concordância com o substantivo “mente”.
c) Porque mantém o gênero da palavra “ânsia”.
d) Porque, desse modo, se evita a repetição desagradável do som da vogal “o”:
e) Porque a forma feminina facilita a pronúncia pela inclusão de uma vogal entre duas consoantes.

10. “De repente foi assaltada por um adolescente”. A expressão destacada tem valor de:

a) substantivo
b) adjetivo
c) adverbial
d) pronominal
e) verbal


GABARITO
1. A 2. D 3. D 4. C 5. D
6. D 7. C 8. A 9. B 10. C


FONTE :

BECHARA, E., 2000, Moderna Gramática Portuguesa, 37 ed., Editora Lucerna, Rio de Janeiro, RJ

ROCHA LIMA, C. H., 1999, Gramática Normativa da Língua Portuguesa, 37 ed., José Olympio Editora, Rio de Janeiro, RJ

Um comentário:

  1. Esse tipo de atividade possibilita aos nossos alunos uma preparação para o vestibular ou o ENEM.

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